O que vai acontecer depois de morte?

Há uma coisa absolutamente certa – um dia vamos morrer! Nunca se sabe quando, onde, e como. Nunca se sabe se vai ser uma coisa muita repentina, ou se vai acontecer depois dum longo período de doença.

Desde que todos nós vamos morrer, é lógico que o Deus que nos criou tenha deixado alguma ideia sobre o que vai acontecer depois. Se não fosse este o caso Ele seria muito cruel, mas a realidade é que Ele é um Deus de amor, e quer que nós possamos saber o que vai acontecer depois da morte do nosso corpo.

O Senhor Jesus Cristo e mais ninguém tem autoridade para nos ensinar sobre a morte. Porquê?

Porque:

Ele é Deus;

Ele é a verdade, e fala a verdade;

Ele veio viver neste mundo para nos ensinar sobre a vida e a morte;

Ele passou pela experiência da morte e voltou a viver. Então Ele tem conhecimento desta realidade.

Devemos então prestar atenção àquilo que Jesus disse na Bíblia. Ele fala-nos de dois mundos eternos, o céu e o inferno. Quando os nossos corpos morrem, os nossos espíritos continuam a viver porque estes nunca podem morrer.

O inferno é o lugar donde Deus retirou a sua presença e, por consequência, toda a sua luz e amor. Jesus descreve este lugar como um local de escuridão, choro e tormento. A Bíblia chama a isto eterna separação de Deus. O inferno é uma prisão de vida eterna sem remissão possível. Deus não manda ninguém para o inferno. As pessoas vão para lá por escolha própria, por ignorarem ou rejeitarem Jesus como a única esperança de libertação e de vida eterna, porque Deus providenciou a remissão (o perdão) dos pecados ao deixar Jesus sofrer aquela terrível pena de morte. Sobre inferno, Jesus disse:

“Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” (Mateus 10.28)

“É melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. ” (Mateus 5.29)

“Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reina tudo o que causa pecado, e todos os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo, onde haverá pranto e ranger de dentes.” (Mateus 13.41)

“…vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão, os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que praticaram o mal, para a ressurreição da condenação.” (João 5.28,29)

O céu é apresentado como um lugar de amor e felicidade perfeitos, de paz duradoura e satisfação completa – tão encantador e maravilhoso que nem sequer conseguimos começar a compreender. Não haverá mais pecado, nem morte, nem mal, nem violência, nem ódio, nem separações, nem diabo a importunar e a atormentar, nem mais dôr e sofrimento.

A vida cristã aqui é uma preparação para essa vida maravilhosa que há-de vir. Veremos Jesus face a face. No final dos tempos seremos levantados dos mortos com um novo corpo espiritual. Esse corpo ressuscitado será como o corpo ressuscitado de Jesus, perfeitamente adequado para a vida com Ele no céu. Todos os quebra-cabeças e mistérios da vida serão resolvidos.

Se ama Jesus, não precisa nunca de ter medo da morte. Quando o seu corpo morrer, o seu ‘eu’ verdadeiro vai direitinho para junto de Jesus! Será como adormecer e depois acordar. A primeira pessoa que verá será Jesus a dar-lhe as boas vindas por ter finalmente chegado ao lar. Jesus disse:

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único, para que todo aquele que acredita n’Ele não se perca mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)

Jesus nunca falou dum outro lugar (como o purgatório por exemplo) além do céu e do inferno, nem na possibilidade de orar pelos mortes, a fim de que os seus destinos possam ser mudados. A Bíblia fala assim:

“.. aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo.” (Hebreus 9.27)

“Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (2 Coríntios 5.10)

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se livros. Abriu-se outro livro, que é o da vida. Os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” (Apocalipse 20.12)

“De modo que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” (Romanos 14.12)

Cabe a nós pensarmos seriamente se estamos preparados para morrer, sabendo que depois vamos estar em pé diante de Deus a dar contas a Ele.

Esta entrada foi publicada em Revelações, Salvação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.