Jesus, a Fonte das Águas Vivas

37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

Era a época da festa das cabanas. Aquela festa rememorava a experiência vivida por Israel no deserto quando Moisés tirou água da rocha para o povo beber. Naquela festa havia a cerimônia da água em que uma procissão liderada por um sacerdote descia ao tanque de Siloé onde um jarro de ouro era enchido de água e levado templo na hora da oferta matinal. A água era derramada em um funil no lado ocidental do altar, e o coro do templo cantavam os Salmos 113 a 118, o Grande Hallel. Também, aquela festa trazia em si o sentido da expectativa da vinda do Messias, conforme Zacarias 14.8, Naquele dia, também sucederá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e a outra metade, até ao mar ocidental; no verão e no inverno, sucederá isto.

Provavelmente, no oitavo dia, era realizada uma oração para que a chuva viesse sobre a terra. E nesse momento que Jesus, de pé, no meio do templo, se apresenta como o manancial prometido.

Se em Isaías 55.1 está escrito: Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas…, Jesus diz, se alguém tem sede venha a mim e beba.

1. Jesus é fonte das águas vivas.

Com isso, queremos dizer que podem haver outras fontes das quais as pessoas bebam. Jeremias 2:13, Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

Israel, como povo de Deus, havia deixado a Deus para cavar as suas cisternas tentando saciar a sede de sua alma e a sua expectativa havia sido frustrada. Há muitas fontes, só uma é a fonte de águas vivas, Jesus. Só um pode saciar a sede do coração do homem, Jesus.

Hoje, existem muitas fontes nas quais o homem tem procurado beber. O homem procura saciar a sua sede em terapias alternativas, cristais, pirâmides, tarôs, cromoterapia, ioga, romarias, procissões, penitências. Tudo em vão, cisternas rotas, águas que não curam, águas que não curam a sede. Só Jesus é a fonte das águas vivas.

O homem tem procurado beber nas fontes das religiões. O Islamismo de um Deus sem amor. O budismo que busca o nada. Os ídolos de pau, de pedra, de gesso, que não falam, não ouvem, não respondem. O espiritismo uma mentira que ilude a muitos. Nenhuma, porém, pode saciar a sede do coração do homem. Só Jesus é a fonte das águas vivas.

2. Jesus é fonte acessível e de graça.

Jesus convida a vir até a ele. Se alguém tem sede, venha e beba.

Não é preciso fazer penitências, não é preciso subir escadas de joelhos, não é preciso caminhar milhares de quilômetros, não é preciso repetir preces intermináveis e enfadonhas, não é preciso repetir mantras desconhecidos, não é preciso viajar quilômetros até Meca, não é preciso tomar banho em nenhum rio, não é preciso viajar para nenhum santuário, não é preciso sair de igreja em igreja.

Jesus é a fonte acessível. Ele está aqui agora, Ele estará na sua casa quando você chegar, Ele estará junto ao seu leito quando você deitar. Você pode aqui, agora, beber da água viva, você pode a qualquer momento beber da água viva.

A fonte é acessível: se alguém tem sede venha a mim e beba…

A qualquer momento, a qualquer hora, em qualquer lugar, sem pagar nada, sem sacrifícios, você pode beber água viva.

3. Jesus é fonte inesgotável.

1 Coríntios 10:4, e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.

João 4.13 e 14, Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Jesus Cristo é fonte eterna por isso é inesgotável. Israel bebeu no deserto de uma fonte espiritual, Jesus.

Hoje, nós bebemos da mesma fonte, Jesus.

Na eternidade beberemos dessa mesma fonte, Jesus. Apocalipse 22:1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.

Todas as fontes que o mundo oferece, além de não saciarem a sede do coração do homem, desaparecerão. Jesus é fonte inesgotável de água viva, porque Jesus é o princípio e o fim, o alfa e o ômega.

Um dia, todos os livros de Alan Kardec virarão pó. Um dia, todos os ensinamentos de Buda serão esquecidos. Um dia, o Alcorão e tantos outros escritos para tentar saciar a sede do homem serão apagados e de nada servirão.

Mas as palavras de Jesus são eternas. Passarão os céus e a terra; mas, as palavras de Jesus não passarão.

4. Jesus é fonte de transformação.

Quem bebe dessa fonte, não permanece o mesmo. Essa fonte cura feridas, essa fonte limpa os pecados, essa fonte muda o coração, essa fonte dá uma nova natureza, essa fonte dá vida abundante.

A fonte é Jesus, a água que Ele dá é o Espírito Santo.

Você é transformado porque quando você bebe na fonte, a água da fonte passa a viver em você. Por isso ela é chamada de água viva. Quando você bebe na fonte a água da fonte passa a fluir a partir de você.

As outras fontes que existem, mas que não são fontes de águas vivas não produzem refrigério para o coração. As pessoas estão sempre buscando, mas, nunca alcançando. Em todas elas as mudanças são buscadas de fora para dentro.

O homem não pode mudar a si mesmo: Jeremias 13:23. Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal.

O castigo não muda o homem, pode ameaçá-lo. A lei não muda o homem, pode mostrar o que é certo. O rito não muda o homem, pode acostumá-lo. A ciência não muda o homem, pode adaptá-lo.

Jesus, a fonte de água viva nos muda de dentro para fora:

2 Coríntios 3:18, E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

Sem que eu perceba, sem que você perceba o Espírito Santo, a água viva que flui de dentro de nós, vai nos moldando à imagem de Cristo, porque: Filipenses 1:6, Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

Se você ainda não veio à fonte, venha para Jesus. Se você está sedento, se sua vida é sem sentido, se você está sempre com aquele sentimento de que alguma coisa está faltando; Jesus está dizendo para você: se você tem sede venha a mim e beba…

Se você já veio, descubra as inesgotáveis e eternas riquezas que há nessa fonte.

Na fonte que é Jesus, quanto mais você bebe, mais você quer beber. Quanto mais você quer beber, mais você tem para beber.

Rev. Kléber Nobre de Queiroz – Pastor da 1a Igreja Presbiteriana Independente de Natal

Esta entrada foi publicada em Salvação e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.