O que a nossa fé não pode ser

 

Massacre da Noite de São Bartolomeu

Eu sou um cara que gosta muito de história, de estudar o passado para que problemas que já aconteceram no passado não venham a acontecer novamente, de estudar guerras no passado para evitar guerras no futuro.

Um evento específico na história me chama a atenção:

Noite de São Bartolomeu – em que a família real francesa (católica) manda matar os protestantes (huguenotes) franceses em 1572. Vitimando de 30 a 100 mil protestantes. Isto apenas dois anos depois do tratato de Saint-German que havia trazido uma trégua para os protestantes

Este é apenas um exemplo em que a fé foi utilizada de uma maneira errada. E em toda a história, diversas outras guerras já aconteceram por motivos religiosos.

Para algumas pessoas a fé pode ser uma tradição, uma causa, ou até uma ideologia. Conforme podemos observar na história da humanidade.

Mas a fé não é nenhuma destas coisas.

É crer que o universo foi formado por meio da palavra de Deus. Entender que Jesus não é uma tradição contada de pai para filho, Jesus não é uma causa que precisa ser defendida, muito menos uma ideologia bem elaborada para aprisionar pessoas. Mas Jesus é o Senhor das nossas vidas.

Por muito tempo, nós como Igreja do Senhor, no passado já utilizamos a fé para justificar coisas que quando olhamos para a história sentimos vergonha. E aqueles que não conhecem a Jesus vêem a Igreja ainda desta forma, com indulgências, dizimo, loucura, quadrada. O que devemos fazer é pedir desculpas para as outras pessoas que ainda não conhecem a Jesus, por tudo o que já cometemos, e algumas vezes pelo que ainda cometemos ao colocar, mais uma vez, a fé como uma causa, quando na verdade, o que devemos fazer é sermos a cada dia mais parecidos com Jesus. Quanto mais parecidos, mais iremos demonstrar o amor de Jesus, o mesmo amor com o qual ele um dia já falou com cada um de nós. E menores serão as diferenças com outras pessoas.

Hoje quero te pedir para que você não faça de sua fé um motivo de separação, mas um motivo de aproximação com outras pessoas.


Lucas Dutra é pastor dos universitários, formado em Relações Internacionais e em Teologia. Também é missionário pela Organização Palavra da Vida Paraná

 

Esta entrada foi publicada em Ensinamentos para o dia a dia e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.